Infraestrutura como Código e DevOps

Conheça mais detalhes sobre os seminários da Instruct

Saiba mais

Preencha corretamente os campos marcados

Enviando...

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

O que são os Seminários?

Os seminários foram criados pela Instruct após diversas observações de comportamento e características de times de operação e infraestrutura, nos mais variados ramos de atividades de nossos clientes. A cada novo projeto, o endereço era diferente, mas as necessidades de melhoria, alinhamento, modernização, reorganização e inovação eram praticamente as mesmas.

Após diversos projetos, identificamos várias necessidades em comum dentre todos os clientes, e criamos esse produto para que seja utilizado no início de um projeto de automação. Algo que permita uma profunda discussão acerca de conceitos, métodos e tecnologias, unindo todo o time em torno de uma iniciativa de automação de infraestrutura.

Após a execução desses seminários, o processo de automação nas organizações se torna mais eficaz e transparente para todos os envolvidos, diminuindo ou até mesmo extinguindo medos e incertezas.

 

Seminário 1 - Introdução à Cultura DevOps

Neste seminário falamos sobre o movimento DevOps, apresentando dados sobre seu surgimento, funcionamento e organização. Mostramos referências para adoção e os impactos na TI após as mudanças sugeridas pelo DevOps.

 

Seminário 2 - Introdução à Infraestrutura como Código

Apresentação dos conceitos por trás de Infraestrutura como Código, com diversos exemplos e comparações com os modelos tradicionais. Um dos conceitos mais relevantes que será apresentado é o de gerência de configurações, parte fundamental de Infraestrutura como Código.

Seminário 3 - Introdução à Gerência de estados e configurações

Como aplicar gerência de configuração em sistemas operacionais, serviços e ativos de rede. Será abordado o início das teorias de gerência de configuração, passando por conceitos como convergência, idempotência e teoria da promessa de Mark Burgess. Além dos conceitos, posicionar os participantes em relação a principal ferramenta da atualidade, o Puppet.

 

Seminário 4 - Introdução ao modelo Infraestrutura Ágil

Ao longo dos anos, durante a implantação de diversos projetos, a Instruct desenvolveu um modelo de trabalho fortemente inspirado na cultura DevOps, combinado com metodologias ágeis de desenvolvimento que tem foco a transformação do time de operação da organização. O modelo observa as principais características e limitações da TI, seja em governo, seja em iniciativa privada, e oferece um caminho seguro para iniciar um processo de melhoria contínua em sua organização. O foco se mantém na evolução de práticas, métodos, tecnologias e principalmente nas pessoas envolvidas com times de infraestrutura, possibilitando um processo de transformação que possa influenciar e aprimorar outras áreas da organização.

 

Seminário 5 - Equipes Ágeis de Infraestrutura e Operação

Quando adotamos ferramentas de automação e processos ágeis em nosso workflow de infraestrutura, precisamos também mudar a forma de como a equipe interage e trabalha. Modelos tradicionais não acompanham as necessidades do seu negócio. Neste seminário vamos apresentar algumas metodologias ágeis que podem ser adaptadas e utilizadas para que seu time possa se comunicar melhor e acompanhar de forma clara as atividades, mantendo o time motivado e alinhado. Após este seminário há uma discussão aberta de cerca de 60 minutos com todos os presentes sobre o tema apresentado, faremos uma simulação de encontros de planejamento, encontros diários e encontros de encerramento de atividades.

Dinâmica após cada seminário

Após cada seminário teremos entre 30 e 60 minutos de discussão com os presentes acerca do tema apresentado, esse tempo será utilizado para que todos possam aprofundar a discussão no assunto, bem como sanar dúvidas.

 

O treinamento é oferecido pela equipe de consultores especializados da Instruct.